quinta-feira, 8 de maio de 2014

Santa Catarina.


 

24-SANTA CATARINA

Sigla: SC
Capital: Florianópolis
Região: Sul
População: 5,3 milhões de habitantes
Área: 95,3 mil Km2
Quem nasce no estado de Santa Catarina é...
Catarinense
Curiosidade:
É o estado com menos desigualdade econômica, menor taxa de mortalidade infantil e de menor pobreza e analfabetismo do Brasil.

O Estado começou a ser povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis.

O termo popularmente usado para designar os nativos de Florianópolis é “Manezinho”. Porém o estado adota o gentílico catarinense ou barriga verde.

Santa Catarina possui um território cheio de contrastes: as serras se contrapõem ao litoral de belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas. Na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização; enquanto a capital é uma cidade de edificações modernas e sofisticadas.

Em 1839, aconteceu a Revolução Farroupilha, que tinha como principal objetivo transformar Santa Catarina em uma República, separada do restante do país.

A Ponte Hercilio Luz liga a Ilha de Santa Catarina ao continente. Construída em 1926, hoje está desativada. É a maior ponte erguida por cabos de suspensão do País.

Para proteger o território de invasões espanholas no século XVIII, os portugueses construíram vários fortes no sul do Brasil. Em Florianópolis, encontramos algumas: as fortalezas de Santa Cruz, de Santo Antônio, de São José da Ponta Grossa, de Nossa Senhora da Conceição, entre outras.

Dentre as inúmeras praias do estado destacam-se: Bombinhas, que é considerada a capital do mergulho brasileira, e Balneário Camboriú, uma das praias mais populares do Brasil.

Uma grande atração turística é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.

A cidade de Treze Tílias, no Meio-Oeste, foi fundada por imigrantes austríacos e conserva a aparência de uma vila típica dos Alpes.

A cultura catarinense promove eventos consagrados no Estado, como o Circuito das Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau; o Festival de Dança de Joinville e a Festa do Pinhão, em Lages.

Na culinária típica da região se destacam: a bijajica (bolinho feito de polvilho, ovos e açúcar, frito em banha) e o Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), especialidade da região de Brusque.


                                  Receitas da dona Tiana

Moniquinha passeou bastante em Santa Catarina! Visitou lugares lindos, e provou várias comidas por lá. Entre elas essa rosca de polvilho. Ela gostou tanto que trouxe a receita para mim. 
Vou repassar pra vocês, anotem:

Ingredientes da Receita de Rosca de Polvilho

4 xícaras de polvilho 
1/2 xícara de óleo
1 ovo
1 xícara de água fria
1 xícara de leite
2 colheres (chá) de fermento
sal a gosto



Como Fazer Rosca de Polvilho

Coloque o polvilho em um recipiente, junte o ovo, sal, coloque a água e o fermento. 
Mexa, adicionando o leite aos poucos até dar uma massa homogênea. 
Coloque em forma untada e asse em temperatura de 250º por 45 minutos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário