domingo, 25 de maio de 2014

Holanda, Rússia e Suíça.


Holanda

Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias.
O gentílico “holandês” é  utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos.
Amsterdã é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte.
A Cidade de Amsterdã tem 1281 pontes. Um quarto dos Países Baixos fica abaixo do nível do mar.
É conhecido pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social.
O neerlandês é a língua nacional. No entanto, quase todos os habitantes sabem falar inglês.
No país, 35% de todos os bebês nascem em casa. O parto domiciliar é quase rotina.
Na Holanda existe um costume diferente de outros países quando alguém faz aniversário, as pessoas cumprimentam não só o aniversariante, mas as pessoas da família também.
Quando alguém morre, um membro da família envia um cartão com uma tarja preta avisando do acontecimento.
Os holandeses são um dos povos mais altos do mundo, tendo os homens uma altura média de 1,84 m e as mulheres 1,78 m.
A bala favorita dos holandeses – o drop – é salgada.
É um forte hábito se comer o arenque (um tipo de peixe) cru, apenas passado em cebola picada e sal.
A cozinha é bastante simples, comem-se muitas batatas e verduras no país. Durante o ano inteiro pode ser encontrada uma grande variedade de pescado.
Leite é uma das bebidas favoritas do povo holandês.
A Holanda é extremamente plana (praticamente não possui montanhas) e 40% do país fica abaixo do nível do mar.
Os neerlandeses comemoram o Natal durante dois dias: 25 e 26 de dezembro. A troca de presentes, porém, é feita no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau.
O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.
Os Países Baixos têm mais de 15.000 ciclovias, há tantas bicicletas quanto habitantes.
O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

Rússia

O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro, uma semana depois do Ano novo.
O Ano Novo é o feriado mais importante do país, quando os russos enfeitam suas casas com decorações tradicionais do Natal, como árvores, pisca-pisca e velas.

Ninguém trabalha durante 10 dias após o Ano Novo, pois é feriado nacional, e essa folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais.

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

A capital e cidade mais populosa da Rússia é Moscou (também conhecida como Moscovo), com 10,5 milhões de habitantes.

Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia é um país de clima ártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas dificilmente passam dos 25º C no verão. As mínimas variam entre -40º C ao Norte e -8º C no Sul durante o inverno.

A Rússia é o país com o maior número de países vizinhos.

A Vodka foi introduzida na Rússia no período 1448-1474. O nome Vodka vem da palavra russa para a água: voda.

As cidades mais populosas da Rússia são, pela ordem: Moscou, São Petersburgo, Novosibirsk, Ecaterimburgo, Novgorod e Samara.

A maior floresta do mundo é a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

As missas nas igrejas ortodoxas são acompanhadas de pé e as mulheres costumam usar véus nas igrejas.

O pão típico da Rússia é o pão de centeio.

Os russos mantém o hábito de receber as visitas com pão enfeitado e sal.

Moscou é uma das cidades com maior número de bilionários do mundo.

O ponto mais próximo entre a Rússia e a América está separado por apenas 4 km.

Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos, ovna ou evna (filha de) para meninas.

Jamais dê flores para um russo em quantidade ímpar. Deve-se dar sempre em par. Por exemplo, se for dar rosas, dê sempre 2, 4, 6...

Os russos não se cumprimentam embaixo da porta, pois dá azar.

Os russos são desconfiados, o que pode deixar a atmosfera tensa. No entanto, quando percebem que não há motivo para suspeita, se tornam muito simpáticos e hospitaleiros.

Os carros possuem volantes normalmente no lado esquerdo, mas você pode ter um carro com volante no lado direito, em virtude da grande importação de carros japoneses, especialmente no leste do país.

 Suíça

A Suíça é um país europeu sem costa. É montanhoso e quase todo coberto pelos Alpes. Faz fronteiras com a Itália, França, Alemanha, Áustria e Liechtenstein.

São quatro idiomas oficiais: alemão (64% da população), francês (20%) e italiano(7%). A quarta língua, o romanche, enraizado no cantão dos Grisões, no leste do país, é falado por menos de 1% da população.

A Suíça não tem litoral, mas possui grandes e belos lagos como o Lago dos Quatro Cantões, Lago Leman, Lago Maggiore, o Lago Neuchâtel e o Lago de Zurich.

A democracia é super respeitada e o país é absolutamente neutro, não participando de guerras desde 1815.

Lausanne é a sede do Comité Olímpico Internacional e lá se encontra também o Museu Olímpico e a  Catedral de Lausanne que é um dos mais belos monumentos góticos do mundo.

Os suíços são conhecidos por seus bancos e companhias de seguro, seu chocolate, seus queijos, seus fondues, seus relógios e sua indústria química e farmacêutica.

É um dos poucos países que pode abrigar  toda a sua população em um abrigo nuclear com comida e suprimento por um período de 1 ano, no caso de uma guerra.

Todos os rapazes suíços são obrigados a ingressar no exército.

Lá existe um refrigerante que se chama Rivela, feito de soro de leite, mas não é branco, tem a cor do Guaraná do Brasil.

Os produtos lácteos e queijos como a raclette, são muito típicos. Uma delícia indiscutível do país são os chocolates, conhecidos como os melhores do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário