quarta-feira, 21 de maio de 2014

Itália, Bélgica e Bósnia.


Itália


É um País maravilhoso, repleto de tradições e costumes.
Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Européia que mais recebe turistas.
A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo.
É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.
Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.
O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Uma das versões mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.
Os italianos comem pizza “dobrada” como sanduíche pelas ruas.
A palavra Itália vem do latim “Italia”, nome que se originou de uma fonte não latina. É provável que a etimologia do nome “Itália” esteja relacionada ao grego antigo “italos” (touro), do proto-indo-europeu “wet”. O gado sempre teve grande importância para os povos da antiga Península Itálica.
Antes de adotar o Euro como moeda, a Itália usava a Lira italiana.
Enquanto o brasileiro tem o costume de comer pão francês no café da manhã, os italianos mantém o de comer brioches. O brioche é uma espécie de pão doce recheado com creme.
Os italianos não usam o sobrenome do meio.
Existe na localidade de Salemi, na ilha da Sicília, um museu sobre a máfia. É o primeiro museu do mundo dedicado ao assunto.
Bélgica
A Bélgica tem como nome oficial Reino da Bélgica. É um país situado na Europa ocidental cuja capital e cidade mais povoada é Bruxelas.

Os belgas falam três línguas. No Norte, fala-se o holandês; no Sul, o francês. Há também uma pequena região no Leste do país onde a língua predominante é o alemão.

Os principais produtos belgas exportados são automóveis , produtos alimentícios, ferro e aço , diamantes lapidados, têxteis, plásticos , produtos de petróleo e de metais não-ferrosos.

A Bélgica tem uma cultura muito rica em museus, prédios históricos e arte. Uma vez por ano há um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd". Todos os anos um tipo de instrumento clássico é escolhido.

A nação é conhecida como país do chocolate. Em particular o chocolate para uso culinário é uma das suas mais importantes exportações.Os chocolates das marcas Leonidas e Godiva são considerados verdadeiras jóias.

É possível atravessar o país de carro em apenas 3 horas.

Bósnia
Conhecida como pequena Iugoslávia por sintetizar a diversidade da antiga nação balcânica, a república da Bósnia-Herzegóvina faz limites com a Croácia (a norte e a oeste), Sérvia (leste) e Montenegro (a sudeste), além de ter uma minúscula parte de seu território banhada pelo mar Adriático.

Durante os anos de 1992 a 1995, o país foi palco dos mais violentos conflitos de fragmentação do território iugoslavo. Os confrontos provocaram cerca de 200 mil mortes e aproximadamente 2,5 milhões de refugiados.

A Guerra da Bósnia teve início quando a Bósnia-Herzegóvina declarou sua independência, em 1992. Os Sérvios, opostos ao processo de separação, realizaram uma perseguição étnica expulsando grupos rivais das áreas sob sua ocupação, além de promoverem chacinas. Somente em agosto de 1995, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) promoveu a intervenção no conflito bombardeando as posições sérvias. Nesse mesmo ano, teve fim o mais sangrento conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O Acordo de Dayton, assinado em dezembro, estabeleceu os limites territoriais da Bósnia-Herzegóvina nas atuais fronteiras. O Estado foi dividido em duas entidades: a República Sérvia (49% do território) e a Federação da Bósnia, muçulmano-croata (51%).

A Bósnia-Herzegóvina, juntamente com a Macedônia, é uma das repúblicas economicamente mais pobres da antiga Iugoslávia. A economia planificada, além dos conflitos que ocorreram no país durante anos, destruindo infraestrutura, causando mortes e fluxos emigratórios, prejudicou o desenvolvimento econômico nacional. Outro fator agravante foi o rompimento das relações comerciais imposto pela Sérvia e a Croácia.

A nação proclamou sua independência no dia 1° de setembro de 1992.


















Fonte:
www.copa2014.gov.br
www.brasilescola.com
pt.shvoong.com
maisquecuriosidade.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário