quarta-feira, 14 de maio de 2014

Amazonas.


AMAZONAS

Sigla: AM
Capital: Manaus
Região: Norte
População: 2,8 milhões de habitantes
Área: 1,57 milhões de Km2
Quem nasce no estado do Amazonas é...
Amazonense

Curiosidades:
O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km². Essa quilometragem o deixa na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas.

Você sabia que o  nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541? Bacana, não é mesmo?  Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome.
No entanto, segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba".

A economia do estado é baseada na indústria, no extrativismo, mineração e pesca. Em relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.

Grande parte de seu território é ocupado por reserva florística e pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea.

Sua extensa vegetação forma a maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica.

Seus principais rios são: Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, Juruá, Içá, Uaupés e Japurá.

Na Região Amazônica são encontrados o Parque Nacional da Amazônia, o Parque Nacional do Jaú e o Parque Ecológico de Janauari.

Do seu território extraem-se borracha, castanha do pará, cacau, essência de pau-rosa, o óleo de copaíba, guaraná natural (com produção para exportação), mandioca, milho e feijão. A juta e a pimenta-do-reino, levadas pela imigração japonesa, são hoje importantes produtos de exportação..

O artesanato é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.

No Amazonas se encontra a maior diversidade de frutas do mundo, entre as mais conhecidas estão o açaí, o cupuaçu, a graviola e o araçá-boi, esta última bastante apreciada pelo mercado internacional.

 A culinária tem sua base na mandioca, influência indígena que trouxe as técnicas de plantio e cultivo. A mandioca acaba transformando-se em farinha-d'água, beijus, pirões e mingaus. Alguns pratos típicos amazonenses são: o pato no tucupi, o tacacá e a caldeirada de tambaqui entre muitos outros.



Receitas da dona Tiana

Meu filhão Jhony trouxe para mim uma receita muito gostosa lá do Amazonas!! É a moqueca de peixe com pirão!!
Espero que gostem!!

Ingredientes da Receita de Moqueca de Peixe com Pirão
1kg de peixe (pequenos, pacu, por exemplo) inteiros
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 cebola média cortada em quartos
2 colheres de cebolinha verde picada
2 tomates médios sem sementes, cortados 
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão.
Pirão:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena bem picada
1 colher (sopa) de coentro picado
1 xícara de farinha de mandioca
4 xícaras de água



Como Fazer Moqueca de Peixe com Pirão

Limpe os peixes, lave e deixe escorrer.
No copo do liquidificador, coloque coentro, cebola, cebolinha, tomates, sal, pimenta do reino e bata até triturar.
Coloque os peixes em uma tigela, tempere com suco de limão, cubra com a mistura triturada envolvendo bem e deixe descansar por 1 hora.
Acenda a churrasqueira ou pré aqueça o forno em temperatura alta (220º C).
Coloque os peixes em uma folha nova e bem lavada de bananeira, enrole-a sobre os peixes, leve à grelha ou ao forno e asse por cerca de 30 minutos.
Pirão:
Coloque azeite em uma panela, aqueça em fogo alto, junte cebola, deixe dourar, acrescente coentro e misture por cerca de 2 minutos. 
Dissolva farinha de mandioca na água, despeje na panela e cozinhe, mexendo sempre para não empelotar, até obter um pirão homogêneo e cremoso.
Tire do fogo e sirva a moqueca acompanhada do pirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário