quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A importância do voto consciente.


Olá amiguinhos!  Hoje vamos falar de  um assunto muito importante: as eleições. É nesse momento que o cidadão tem o poder de escolher o seu futuro e mudar aquilo que não está bom. Sua arma é o voto livre. 

As eleições têm regras que devem ser cumpridas por todos para manter a  igualdade, o equilíbrio da disputa. E isso é fundamental para que se preserve o direito de escolha de cada um e o respeito à vontade da maioria.  

E, este ano, no dia 5 de outubro, serão realizadas eleições gerais no Brasil, quando os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. 

O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo (que não é obrigado a votar) para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos. Aquele que fizer 16 anos no dia das eleições poderá tirar seu título normalmente até cinco meses antes, mas o documento terá validade somente a partir da data em que completar a idade mínima.

Outras informações importantes:

- O brasileiro naturalizado que não tiver se alistado até um ano depois de adquirida a nacionalidade pagará multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição, caso não vote.

- O jovem que tiver entre 16 e 18 anos e que não votar não precisa justificar.

- Para os que não fazem parte do grupo facultativo (que não é obrigado a votar) e que estiverem fora de sua cidade de votação é necessário justificar a ausência no dia do pleito, com o título de eleitor, um documento de identificação e o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, que pode ser adquirido gratuitamente em qualquer cartório eleitoral, em postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado.

- Se não for possível fazer a justificativa no dia do pleito, é preciso procurar o cartório eleitoral em que está registrado, para fazer a justificativa até 60 dias depois das eleições, com os documentos que comprovem o motivo da ausência. É importante lembrar que primeiro e segundo turnos são eleições independentes, portanto é necessária uma justificativa para cada votação.

- Aquele que não votar e não justificar terá de pagar multa. Se não pagar a multa, ficará impedido de inscrever-se em concurso público, de participar de concorrências, de obter empréstimos em instituições financeiras do governo, de receber remuneração de função ou emprego público, de obter passaporte ou carteira de identidade, de renovar matrícula em estabelecimento público de ensino ou de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda.

- Quem não votar e não justificar a ausência em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

Sobre a compra de votos:

Apesar de proibida, a compra de votos é muito comum em todas as regiões do Brasil. Os candidatos, perto das eleições, oferecem cestas básicas, materiais de construção, dentaduras, óculos, passagens de ônibus, presentes, entre outros tantos benefícios. Infelizmente, isso acontece mais do que deveria e é nosso dever combater essa situação.

Cada brasileiro é responsável pelo seu voto. Quando opta por um candidato que compra votos, está elegendo um corrupto. Se ele faz isso antes de ocupar o cargo, imagina o que fará com seu dinheiro, o dinheiro público, após ser eleito?

Fique ligado: o candidato a um cargo político que oferece presentes ou favores em troca do voto não respeita a opinião do eleitor nem os seus direitos!

Pense bem antes de votar, porque depois pode ser tarde demais. Se nosso dinheiro, ao invés de ser usado em obras para a melhoria de instalações de hospitais, de saneamento básico ou de segurança, for desviado para interesse particular do político eleito, parte da responsabilidade será nossa.

Lembre-se de que voto é coisa séria. Não venda, não troque, não negocie seu voto!

Denunciar é fazer a sua parte!

Você pode denunciar os candidatos que oferecem favores em troca de votos. As denúncias podem ser feitas pelo site:www.eleitoral.mpf.gov.br.

Pesquise sobre seu candidato:  

Para conhecer seu candidato acesse:




Fonte: Plano Didático – Turminha do MPF 
 Tribunal Superior Eleitoral : http://www.tse.jus.br/



14 comentários:

  1. Tá chegando!!
    Hora de votar certo, todo mundo!!
    Por isso a importância de checar o histórico do candidato.
    Abraço! e boas eleições!!
    Willier

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, meu amiguinho Willier!!


    Beijinhos!!! :)
    Boas eleições para você e para a Dora!!

    ResponderExcluir
  3. Suzaninha, que post maravilhoso! Quem sabe se a gente ensinar a todos, um dia a gente possa ver esse país melhorar! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Verdade amiguinha!!

    Um beijinho especial para você, viu? :D

    ResponderExcluir
  5. Ótima sua postagem , Suzaninha!!

    É de suma importância esse momento político, pois nosso futuro econômico, social, cultural, humano, depende de quem escolhemos.

    beijinhos, uma linda semana para você!

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lígia!!!

      Temos que fazer a nossa parte, não é mesmo? Para depois exigir dos políticos que cumpram a parte deles!!!

      Uma excelente semana para você também, viu? Beijinhos!

      Excluir
  6. SUZANINHA.

    Muito útil a sua postagem,oportuna e que é um verdadeiro serviço de utilidade pública que denota o seu elevado espirito de cidadania e brasilidade!

    Gostaria de ver mais isso na internet!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!!

      Muito obrigada pela gentileza!!

      Um abração capixaba pra você!!! rs!!!!

      Excluir
  7. Vamos tentar fazer o melhor, escolher aqueles que irão nos representar da melhor forma!
    Bom voto para todos!
    Bjus e bom domingo,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, amiguinha! É cada um fazendo a sua parte, com responsabilidade e cidadania.

      Só assim teremos um Brasil mais justo.

      Uma ótima semana para você! Beijinhos.

      Excluir
  8. Passando pra desejar um ótimo final de semana!
    Quando tiver post novo,avise-me!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, minha amiguinha!

      Pode deixar que eu aviso sim!!

      Me avise também, viu?? beijinhos!!

      Excluir