segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Curiosidades Pré-Históricas.


Olá amiguinhos!!

Vocês sabiam que a Pré-História teve início com o surgimento dos primeiros homens (há cerca de 4 milhões de anos),e vai até 4 mil anos antes de Cristo, com a invenção da escrita? Faz bastante tempo, não é mesmo?

Os nossos primeiros antepassados, segundo os historiadores, eram chamados de hominídeos, e eram mais parecidos com os macacos do que com os humanos. Eles tinham o corpo coberto de pelos e andavam  encurvados, às vezes usavam as mãos para andar. 




O fogo foi descoberto pelo Homo erectus. Isso há quase 1 milhão de anos atrás. Os cientistas dizem que eles faziam chamas batendo uma pedra na outra e usavam a fogueira para se aquecer, cozinhar, fazer armas de caça e afugentar os animais.


Com o passar dos anos, os homens das cavernas começaram a construir casas de pedras e pararam de se mudar. Foi quando eles aprenderam a cultivar os alimentos, dominar o fogo, fazer ferramentas, criar bichos de estimação, e outros animais para se alimentar, como boi e o porco.


Os homens primitivos não sabiam ler, então, se comunicavam através de grunhidos e desenhos que eles faziam na parede das cavernas. Esses desenhos são chamados de Pintura Rupestre. Eram assim que eles trocavam mensagens ou mostravam o dia a dia que viviam.

Mas os homens primitivos não viviam só em cavernas. Eles viviam também em copas das árvores ou em fendas nas rochas. Eles se mudavam de um lugar para o outro sempre em busca de alimentos.

Muitos pensam que naquela época o homem dividia o espaço com os dinossauros, o que não é verdade! Quando o homem apareceu na Terra, os dinossauros já estavam extintos há uns 65 milhões de anos. Os bichos que faziam parte do mundo do homem eram os mamutes, os tigres dente-de-sabre, as preguiças gigantes, entre outros.

Retrospectiva histórica:

- Australopithecus (há 3 milhões de anos). Ele é o hominídeo mais antigo que se conhece até hoje. Foi encontrado na África do Sul, tinha um crânio pequeno e pelos no corpo. 

- Homo Habilis (há 2,5 milhões de anos). Este é o primeiro Homo (gênero ao qual pertencemos). Foi chamado de Habilis por fazer objetos com pedras.

- Homo Erectus (há 1,5 milhões de anos). Eles descobriram o fogo. Tinham dentes grandes, e pouco pelos no corpo. Eles já tinham uma postura ereta.

- Homo Neanderthalensis (há 300 mil anos).Os Neandertals foram encontrados pela primeira vez na Alemanha. Eles tinham a aparência bem próxima ao homem moderno.

-Cro-magnom (há 40 mil anos). Estes são os Homo Sapiens, que deu origem ao homem moderno. Mais inteligente, ele fazia roupas com peles de animais, cultivava alimentos e construía moradias.




Como surgiram os dinossauros?

Cientistas e historiadores afirmam que os dinossauros surgiram a partir da evolução de répteis pequenos e ágeis, há cerca de 230 milhões de anos. Eles eram pequenos e foram evoluindo, até se tornarem gigantes. Nessa época, eles dominavam a Terra.

Não dá para dizer com certeza quando surgiram os dinossauros. Em 2012, foi encontrado um fóssil de 245 milhões de anos. 

Até agora, o mais antigo é o Eoraptor :


 e, o Herrerassauro, da Argentina, com 231,5 milhões de anos.


No Brasil, os mais velhos são o Estauricossauro e o Saturnalia, com 225 milhões de anos.

Quem deu nome aos dinossauros, já que o homem ainda não existia?

Quem deu nomes aos dinossauros, se não havia ninguém para fazer isso? 
O homem surgiu bem depois da extinção dos dinossauros, e por muito e muito tempo, os homens nem imaginavam que os dinossauros tinham passado por aqui.
Os dinossauros só ganharam nomes a partir do século 19, quando os cientistas descobriram alguns fósseis, e através de muita pesquisa, perceberam que esses fósseis pertenciam a um grupo de animais extintos há milhares de anos.

Os nomes dos dinossauros seguem normas científicas, e a maioria vêm do latim ou do grego.

Curiosidades:

O que aconteceu com nossos pelos?

Por que a nudez evoluiu? Por que não temos pelos igual ao nossos antepassados?
Uma sugestão é que eles tinham muito pelos para manter o corpo mais fresco, enquanto se aventuravam através das savanas africanas. Outra é que, perderam os pelos para se livrarem dos parasitas e outras doenças. Outros afirmam que os pelos sumiram após nossos antepassados sofrerem uma adaptação para a vida na água, embora a maioria dos mamíferos aquáticos com tamanho ao do homem possua pelagem densa. Essa última ideia não foi muito aceita pelos cientistas. 

Por que os seres humanos andam sobre as duas pernas?

Se os cientistas e historiadores afirmam que somos descendentes dos macacos, por que não andamos como eles, usando os quatro membros?

A resposta, segundo eles, é que os bípedes utilizam menos energia para se movimentarem sobre duas pernas, e ter os braços livres possibilitou que os nossos antepassados transportassem alimentos. Estar na posição vertical, pode ter ajudado a controlar a temperatura, reduzindo a quantidade de pele exposta diretamente ao sol.






















Fontes: 
www.recreio.com.br
misterioscuriosidades.blogspot.com.br/2013/05/conheca-os-5-misterios-sobre-evolucao.html

Fonte da imagem dos dinossauros:
www.google.com.br

4 comentários:

  1. Olá!! vim retribuir sua visita e conhecer sue blog, adoreiiii, ,muito legal... e já estou te seguindo
    bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosemeire!!! Seja bem-vinda!!!!

      Adorei sua visitinha!!!

      Beijinhos!!!!

      Excluir
  2. olá sú olha eu aqui de novo lendo suas historinhas kkkkkk muito bom vim ao blog . adorei a historia da pré-historia muito bem desenhada parabéns fico super contente de vim toda vez aqui flw rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amiguinho!!! Eu adoro receber sua visitinha!!!!

      Muito obrigada pelo carinho!!!!!! Beijinhos!!!

      Excluir