quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Olimpíadas.


    As Olimpíadas são varias modalidades esportivas disputadas por atletas de centenas países diferentes. Esses países se reúnem em um país sede para tal evento, e isso acontece a cada quatro anos.



    A bandeira olímpica representa a união desses povos (com os cinco anéis entrelaçados representando os cinco continentes e suas cores).
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. No ano do 2500 a. C. eles já faziam homenagens aos deuses, em especial a Zeus, com realizações de competições. Mas foi em 776 a. C. Que aconteceu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, onde participaram atletas de outros lugares. Eles disputavam varias modalidades, e os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de ouro.
             


             Sobre a Tocha Olímpica, na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, e tinha uma lenda que dizia que o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubou de Zeus. Por causa da grande importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Um bom exemplo era o Templo de Hestia na cidade de Olímpia.

A tradição de manter o fogo aceso durante os jogos,é devido a antiguidade.

       
        Foram muitos países que sediaram as olimpíadas, e hoje ela esta sendo realizada em Londres, no Reino Unido. Em 2016 acontecerá no Rio de Janeiro, aqui no Brasil, e desde já podemos preparar a nossa torcida para torcer por nossos atletas! 


            O símbolo dos Jogos Olímpicos são esses cinco anéis entrelaçados, cada um de uma cor: azul (que simboliza o Continente da Europa); amarelo (que simboliza o Continente da Ásia); preto (que simboliza o Continente da África); verde ( que simboliza o Continente Oceania) e o vermelho ( que simboliza o Continente da América). Não podemos esquecer o fundo branco, que demonstra que esses cinco Continentes terão entre si uma disputa saudável.

         Eram poucas modalidades que se disputavam antigamente, hoje são tantas as modalidades, que difícil a gente não gostar de esportes! Temos o atletismo, badminton, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, canoagem, handebol, judô, luta (livre e Greco romana), hóquei, levantamento de peso (halterofilismo), hipismo, ginástica artística e rítmica, saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, pólo aquático, pentatlo moderno, taekwondo, remo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, vela, trampolim acrobático, triatlo, voleibol e vôlei de praia.

                Você também pode pesquisar sobre cada modalidade, e quem sabe você se interessa por alguma e começa a praticar e se tornar um próximo atleta olímpico? Que tal convidar seus amiguinhos para fazer uma olimpíada aí na sua rua ou escola? Tenho certeza que todos iram se divertir muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário