quarta-feira, 5 de junho de 2013

Curiosidade.




O mosquito da dengue

O Aedes Aegypti (mosquito da dengue) é o transmissor da dengue e da febre amarela.

Esses insetos são típicos de regiões de clima subtropical e tropical. Eles não conseguem viver em regiões de climas frio. 

Eles são pequenininhos, têm em média 5 centímetros de comprimento. Sua cor é preta ou café e têm manchinhas brancas no dorso, pernas e cabeça. Eles também não fazem muito barulho, o seu ruído é baixo, e o ser humano não consegue ouvir.

Os machos se alimentam de frutas e vegetais doces. As fêmeas se alimentam de sangue animal, mas elas preferem o nosso sangue!! É no momento que ela está retirando o nosso sangue, que a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue. No momento da picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que a gente não sinta dor. 

O horário preferido das fêmeas picar o ser humano é de manhã cedinho ou no entardecer. Elas gostam de nos picar nos pés, tornozelos e pernas, isto porque elas voam numa altura máxima de meio metro do solo.

Os locais preferidos delas depositarem seus ovinhos é em água parada. Elas gostam quando a água está limpinha,mas depositam em água suja também. Então, é muito importante não ter nenhuma poça ou objeto, com água parada em nosso quintal, pois estaremos evitando que eles se reproduzam!

As larvas desses insetos são brancas quando, mas em poucas horas ficam pretas.  

A dengue 
     
A dengue é uma virose (uma doença causada por vírus). Esse vírus quem transmite para nós é a fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti

Essa doença têm duas formas de se manifestar:
Dengue Clássica: Os sintomas são mais brandos. A pessoa infectada tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia, e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, é difícil ter alguma complicação, mas algumas pessoas podem ter hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica: Acontece quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez. Aí ela se apresenta numa forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são parecidos com o tipo clássico, mas depois do quinto dia, algumas pessoas podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Podem sentir tontura, vômito, dificuldades de respiração, dores fortes abdominais e contínuas e presença de sangue nas fezes. Se não tiver acompanhamento médico adequado, a pessoa pode morrer.      

É  no verão que essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois nesta estação do ano as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do mosquito da dengue.

Não existe uma forma para acabar totalmente com o mosquito, o que existe é a precaução e a prevenção!!

Quanto o tratamento: 

No caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. O que devemos fazer é repousar e se alimentar com muitas frutas, legumes e beber muito, mas muito líquido. Quem está infectado não pode tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (AAS, aspirinas, melhoral, doril...) pois esses remédios favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.

No caso da dengue hemorrágica, deve se ter um rigoroso acompanhamento médico, pois pode haver graves perdas de sangue e choque circulatório.

Quanto mais informação, melhor!!
      
O ovo de Aedes Aegypti é muito resistente! Ele pode sobreviver em ambientes seco por volta de 400 dias!! Se nesse período ele entrar em contato com a água, poderá gerar uma larvinha, e logo em seguida, o mosquito! 

A dengue não é  transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos. 


No dia 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Dengue. 

A informação é uma das melhores armas contra a Dengue.
     
A fêmea do Aedes Aegypti  vive cerca de 30 a 45 dias e, nesse período, pode contaminar até 300 pessoas. Ela pode colocar até 450 ovos durante sua vida. A fêmea do mosquito coloca seus ovos nas paredes de recipientes com água e não diretamente na água de rios, lagos, córregos, etc. 

Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue, porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito,o seu efeito é só na hora (acaba logo). Para matar o mosquito é preciso acabar com os ovos, não deixando água parada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário