quarta-feira, 27 de março de 2013

Os Símbolos da Páscoa.

Olá amiguinhos!

Vocês sabiam que o nome “Páscoa” vem do hebraico “Pessach”? Essa palavrinha significa  “passagem”. Ela vem sendo comemorada desde o  Antigo Testamento até os dias atuais.

Mas, que “passagem” é essa que   o povo hebreu comemora com tanto carinho por tão longa data?

É a passagem que aconteceu muito antes do nascimento de Jesus: A Travessia do Mar Vermelho!

Moisés, com seu cajado, “abriu o Mar Vermelho”, e conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde o povo era escravo, para a Terra Prometida.

Jesus Cristo também celebrava a Páscoa! Ele celebrou a Páscoa ceando com seus discípulos às vésperas de sua morte.

Jesus foi julgado e condenado à morte na cruz, e ressuscitou no terceiro dia. O dia da ressurreição de Jesus foi num domingo, por isso comemoramos a Páscoa em um “Domingo de Páscoa”.

Hoje, os cristãos comemoram a Páscoa, “A Páscoa da Ressurreição de Jesus”, que também é uma “passagem”, mas, a passagem de Jesus da terra para o céu, e lá que Ele está: junto ao nosso Deus. 

Muito bom, não é mesmo? Agora que vocês já sabem o que significa a Páscoa, vou explicar pra vocês, meus amiguinhos, o significado dos Símbolos da Páscoa.




 O Coelhinho da Páscoa é o símbolo mais popular da Páscoa! Ele simboliza a Igreja, que pelo poder do Nosso Senhor Jesus Cristo, espalha a palavra de Deus entre todos os povos. (o coelho é um animalzinho  de  grande fertilização, ou seja, ele se reproduz muito rapidamente).

O Ovo de Páscoa representa a ressurreição de Cristo. O ovo é o símbolo de uma nova vida.  Ele é o mais esperado pelas crianças, pois são feitos de chocolate e muitas outras guloseimas!

O símbolo mais antigo da  Páscoa é o Cordeiro. Ele simboliza a aliança feita entre Deus e o homem. Ele simboliza Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi crucificado na cruz pelos nossos pecados. 



Com o Trigo que se faz o pão. O pão que Jesus transformou em seu corpo. Jesus é a hóstia santa, que alimenta nossa alma, nos dando paz, alegria, amor e esperança.

O Vinho simboliza o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz para nos salvar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário